BRT SUL EXCLUSIVO PARA AS MULHERES

      O Projeto de lei nº 6.282/2019, “BRT Sul Exclusivo para mulheres”, prevê um carro exclusivo na linha do BRT para mulheres em horário de pico, de modo que o assédio seja evitado e o espaço das mulheres respeitado. Com o objetivo de realizar uma avaliação estratégica do serviço, a Publicae foi chamada pelo deputado legislativo do Distrito Federal, Leandro Grass, para executar sua metodologia e propor melhorias a partir de oportunidades de inovação encontradas durante o Projeto.
      Desenvolvemos uma metodologia inovadora que nos possibilita aprimorar proposições legislativas a partir de uma pesquisa dinâmica e colaborativa com os cidadãos. Através da abordagem do Design Thinking conseguimos fazer com que os problemas públicos sejam solucionados de forma inovadora, sempre levando em consideração a perspectiva do cidadão.

Etapas

Pesquisa documental: para o levantamento do diagnóstico atual do BRT Sul, foi feita uma análise do arcabouço legal (Lei nº 4.566/2011 e Lei nº 6.282/2019), assim como uma pesquisa bibliográfica sobre o tema de assédio sexual nos transportes públicos brasileiros.

Entrevistas: ainda na etapa de levantamento do diagnóstico, entrevistas foram conduzidas com o objetivo de avaliar, na perspectiva das usuárias do BRT Sul, efetividade, implementação e aceitação da exclusividade de carros para mulheres em horário de alto fluxo. Neste sentido, também foram realizadas entrevistas com funcionários do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), da empresa responsável pelo BRT e secretarias do governo do Distrito Federal relacionadas com tal política pública.

Observação: por meio da observação não participante foi possível compreender como ocorreu a implementação do BRT Sul exclusivo para mulheres, assim como outros resultados desta política pública.

Análise quantitativa de dados: a partir dos dados disponíveis pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CONDEPLAN), e por meio da Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais (DEURA), foi possível analisar a utilização e impacto do BRT Sul para as regiões administrativas Park Way, Gama e Santa Maria.

Resultados

     Foi entregue ao Deputado Leandro Grass um relatório com os resultados da aplicação da metodologia denominada, a qual envolveu o desenvolvimento de um estudo in loco, de caráter qualitativo, por meio de entrevistas semi-estruturadas. O relatório teve o intuito de avaliar a efetividade, implementação e aceitação da exclusividade do BRT Sul para mulheres em horário de alto fluxo. Além de examinar a política pública e fornecer insumos para que ela seja aperfeiçoada à realidade daquelas mulheres.

Membros que participaram

Equipe de consultores da Publicae Consultoria Jr.

Quer ter soluções como essas para seu projeto?